Periodicidade de publicação de poemas

Caros leitores:
Espero que desfrutem na visita a este espaço literário. Este sítio virtual chama-se “Maria Mãe” e tem como página principal os poemas de Maria Helena Amaro.

domingo, 13 de julho de 2014

Andorinhas (Para a Avó Ana - 1941)


(Ilustração de Maria Helena Amaro) 

Eu era pequenina… Não chegava à varanda.
Sentava-me no chão a «brincar às casinhas…»
Sobre a minha cabeça voavam andorinhas.
Dizia a Avó Ana que vinham da Holanda.

No mês de março era a mesma brincadeira:
esvoaçavam aos pares, por todo o lado,
perto dos ninhos, no beiral do telhado
ou saltitantes por sobre a laranjeira.

Eu estendia as mãos, muito ligeira,
a tentar apanhar as andorinhas,
que passavam por mim em revoada…

Estavam mesmo, ali, à minha beira,
tão vivas, tão brilhantes, tão negrinhas…
- «Deixa-as em paz!» Gritava a avó zangada.

Maria Helena Amaro
Inédito (tema Dia dos Avós)
Braga, 26/06/2014  

Sem comentários:

Enviar um comentário