Periodicidade de publicação de poemas

Caros leitores:
Espero que desfrutem na visita a este espaço literário. Este sítio virtual chama-se “Maria Mãe” e tem como página principal os poemas de Maria Helena Amaro.

sábado, 4 de janeiro de 2014

Homenagem




















(Ilustração de Maria Helena Amaro)




Homenagem à professora Maria Fernanda, colega de escola, falecida em 20/07/1991

Meu Deus,
Meu Deus, quem somos nós,
para dizer que a partida da Fernanda
foi triste e prematura...
Quem somos nós para pensar com pena,
que a jornada foi interrompida,
em rota de amargura...
Parecia que o Sol ia tão alto,
era ridente a vida 
com esperança e ventura...

Quem sou eu, Meu Deus,

para reter
na minha alma esta dor que me prende,
ao recordar com ternura infinita,
a nossa meninice
no  velho Colégio de Esposende.
Bonitos anos da nossa juventude...
Amizade... Trabalho... Esplendor...
Escola de virtude...
E o riso da Fernanda
de graça e de frescor...

Agora que morreu

já nada tem valor!
Recordo-a com saudade,
determinada e firme,
no caminho do Bem...
Menina e moça, noiva, esposa e Mãe...
Amiga, professora,
vejo-a sempre de modo todo igual:
Serena,
confiante,
vertical!  

Meu Deus,

Senhor de todos os critérios,
de todos os pareceres,
Tu sabes,
Tu Podes Ouvir a nossa voz;
Ela foi a boa companheira
que Levaste de nós!
Guarda-a bem, Senhor,
Guarda-a bem bem nos Teus braços
Dá-lhe a Paz do Teu Reino...
Transforma a nossa Dor
e Enche de Esperança a nossa vida...
Um dia,
Quando Vieres Suster os nossos passos,
nós iremos encontrar a Fernanda,
entre os Santos do Céu
entoando um Hino de Alegria!
Assim seja.


Maria Helena Amaro
Igreja de Maximinos, 23/10/1991

Sem comentários:

Enviar um comentário