Periodicidade de publicação de poemas

Caros leitores:
Espero que desfrutem na visita a este espaço literário. Este sítio virtual chama-se “Maria Mãe” e tem como página principal os poemas de Maria Helena Amaro.

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Adivinhas

(Ilustração de Maria Helena Amaro)



I

Posso ser branco ou cinzento
ter olho verde ou vermelho...
Como milho, como couve...
Gosto de erva. Sou o coelho

II

Vivo no mar por ser peixe,
se me fritam, fico bolha...
Eu sou um bom alimento.
Quem sou eu? Eu sou a solha

III

Já nasci na primavera.
Sou muito verde no verão.
No outono vou cair...
No inverno morro no chão...         folha


IV

Ou as agulhas me fazem,
ou a máquina me talha...
No outono ou no inverno,
sou quentinha, sou a malha

V

Sou amarelo, sou grão
do milheiro sou o filho...
De mim, podem fazer pão,
sou espiga. Sou o milho 

VI

Sou tão verde! Sou bonita!
Na água quente me encolho...
Danço sempre na panela...
Com batatas... Sou repolho


Maria Helena Amaro
Inedito, 1996
Dedicado aos alunos - 4º Ano 

Sem comentários:

Enviar um comentário