Periodicidade de publicação de poemas

Caros leitores:
Espero que desfrutem na visita a este espaço literário. Este sítio virtual chama-se “Maria Mãe” e tem como página principal os poemas de Maria Helena Amaro.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Estátua

(Fotografia de António Sequeira)


És uma estátua de pedra
uniforme, estática, parada...
Monumento sem nome
erguida ao meu desgosto...

 
Desafias os meus gestos
a ao atirar-te pedras
elas vêm devolvidas
a bater no meu rosto...

 
És uma estátua de pedra
sem luz, sem fé, sem sentimento
e ao atirar-te pedras
elas vêm todas devolvidas
ao meu ressentimento...

 
Nunca te partirás...
Nunca serás calhaus, godo, areia...
Ficarás
ficarás para sempre
na esquina da rua

Onde me acolho
estática, uniforme, parada
sem nome e sem razão
a vida inteira...

És uma estátua de pedra...
- que sei eu?
montanha
fortaleza
pardieiro
mausoléu.

Maria Helena Amaro
Inédito, julho, 2003

Sem comentários:

Enviar um comentário