Periodicidade de publicação de poemas

Caros leitores:
Espero que desfrutem na visita a este espaço literário. Este sítio virtual chama-se “Maria Mãe” e tem como página principal os poemas de Maria Helena Amaro.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Canção


Nasceu a primavera
E as meninas vestem-se de branco
Doces meninas de olhos transparentes
Onde as estrelas vogam
Em noites de luar…
Entram-me todas no portal da Escola
E eu estendo ao Sol
A minha alma a corar…
……………………………………………….          
Vinde meninas
Vinde trazer-me uma guitarra verde
Para eu tanger nas horas imprecisas
Em que sou e não sou
E em que sonho ser
A estrela maior
Dum tão pequeno mundo!
Vinde trazer-me uma guitarra verde
A mim que já não brinco nas pocinhas da rua
E ensinai-me
Ensinai-me a cantar
A canção branca da Menina da Lua…
Quando eu adormecer morta e cansada
Na secretária negra
E os meus olhos deixarem de sorrir
Vinde meninas de olhos transparentes
Vinde e trazei-me uma guitarra verde
E uma rota de caminhos sem fim
Aonde possa ir…

Dessa alegria que trazeis vestida
Eu também fui senhora
E tive trança loira e linda voz!
Agora…
Doces meninas de olhos transparentes
Tenho-vos só a vós!
…………………………………………………
Nasceu a Primavera
E as meninas vestem-se de branco
Doces meninas de olhos transparentes…
Nunca mais serei só.
Tenho a guitarra verde
A enfeitar a secretária negra
Cobertinha de pó…


Maria Helena Amaro
In, «Maria Mãe», 1973

Sem comentários:

Enviar um comentário