Periodicidade de publicação de poemas

Caros leitores:
Espero que desfrutem na visita a este espaço literário. Este sítio virtual chama-se “Maria Mãe” e tem como página principal os poemas de Maria Helena Amaro.

domingo, 25 de dezembro de 2011

Mensagem de Natal


Menino Jesus de Nazaré
nascido em Belém
na Galileia
venho visitar-te
no Presépio
erguido no salão
do lar senhorial…

Vestiram-te de renda e de brocado
e deitaram-te
num berço rócócó.

Vestiram Tua Mãe
de sedas e cetim…

Ela sorri para Ti,
feliz, embevecida,
e S. José de jaqueta e burel,
olha o quadro
com ar preocupado.

Os pastores são pajens enfeitados
e as ovelhas brancas de luar
são todas prateadas.
Os anjos? Onde estão os anjos?
Ah, os anjos estão suspensos
lá, no alto
do tecto milenário…

Os Reis Magos ainda não chegaram
e vão trazer riquezas
- eu suponho -
podem ser assaltados.
Quisera Meu Jesus
trazer-te como eles
ouro, incenso e mirra.
Atrevo-me a dizer-te
que tudo o que trazia 
para Ti
fui perdendo ao longo da viagem.
Aos pobres dei o ouro,
aos doentes e velhos dei incenso
e só a mirra eu pude ofertar
aos filhos órfãos da miséria
e da guerra.
Nada sobrou para as mulheres viúvas
e para a mães sem filhos
Nada ficou para Ti.

Nada ficou para mim,
para mim que cheguei tão cansada,
ao Presépio erguido no salão
do lar senhorial.
Não importa.
Tu Dás-me tudo,
eu quero aquilo que me Dás
em coragem, fé e sentimento,
em partilha, aceitação e amor.

Menino de Jesus de Nazaré
nascido em Belém da Galileia,
deixa-me ficar ao pé de ti
de mãos vazias
mas de alma tão cheia
a murmurar poemas sem igual
- Feliz Natal! Feliz Natal!


                                                                                              Inédito
Maria Helena Amaro, Dezembro 2009.

Sem comentários:

Enviar um comentário