Periodicidade de publicação de poemas

Caros leitores:
Espero que desfrutem na visita a este espaço literário. Este sítio virtual chama-se “Maria Mãe” e tem como página principal os poemas de Maria Helena Amaro.

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Adeus


(Fotografia de António Sequeira)

Foge-me a vida
por entre os dedos
como me fugia
a areia fina
da praia de Esposende...

Foge-me a vida
por entre os dedos
como me fugia
a água doce
do rio de Foz de Arouce...

Foge-me a vida
em louca velocidade
como me fugiam
as árvores e as casas
no comboio da linha do norte
quando me levava
ansiosa e alegre
até à velha estação da Lousã...

Eu era toda asas!
Foge-me a vida
por entre as horas de saudade
como me fugia
a estrada cinzenta luminosa
quando o meu pai
me levava de mota
aos exames liceais
a Viana de Castelo...

Foge-me a vida
e eu lá vou com ela
em fuga desabrida...
Mas não vou só...
É como se a terra de qualquer cemitério
estivesse ansiosa de receber meu corpo...

Levo comigo tudo o que sou e sei.
O que vivi e errei
O que quis e sonhei...
Deixo para os outros
o melhor lugar deste mundo
que nada me dará, apenas pó.
E a lembrança certa
de que vivi no Amor a coisa certa
e no trabalho e nos sonhos meus
a presença de um Deus...
De mais não fui capaz...
Aonde irei? Não sei... Adeus!
Só quero a paz!

Maria Helena Amaro
Junho, 2014.


Sem comentários:

Enviar um comentário